Case Urba: Pavimento urbano de concreto melhora a qualidade de loteamento em Campinas

Compartilhe

Melhor relação custo-benefício, facilidade na execução da obra e baixa necessidade de manutenção foram algumas das vantagens determinantes para a escolha do PUC.


Norteado pelo conceito de cidade inteligente, o Smart Urba Vila Profeta é um projeto moderno e repleto de soluções inovadoras. De responsabilidade da Urba — empresa de desenvolvimento urbano da MRV&CO —, está localizado em Campinas (SP) e é composto por 768 lotes residenciais (que têm a partir de 126 m2), além de mais 32 mil m² de área verde.

Entre os diferenciais deste empreendimento está o uso do pavimento urbano de concreto (PUC) nos 5,9 km de vias que interligam o condomínio. “A escolha por essa alternativa começou pela questão custo-benefício. Atualmente, o pavimento de concreto é extremamente competitivo com o asfalto desde o início”, conta Victor Ceolin Portella Nunes, diretor comercial da Comaro Engenharia, que responde pela execução do pavimento. “No projeto do Smart Urba Vila Profeta, o PUC se mostrou mais barato do que o asfalto”, complementa o engenheiro Eduardo Guida Tartuce, sócio fundador da Mix Design, empresa que assina o projeto das vias.

Além da vantagem financeira, a opção pelo PUC considerou fatores como as boas práticas de engenharia e o desenvolvimento urbano sustentável. “O pavimento urbano de concreto agrega as características do produto smart, melhorando ainda mais os seus aspectos de sustentabilidade”, reforça o coordenador regional de Operações da Urba Loteamentos, responsável pelo Smart Urba Vila Profeta.

Características do pavimento
O pavimento urbano de concreto aplicado nos acessos principais do loteamento tem 12 cm de espessura e 12 toneladas/eixo de capacidade de carga. Já nas vias secundárias, são 10 cm de espessura e capacidade de carga de 3 toneladas/eixo. Com dimensão de 2 m x 2 m, as placas otimizadas foram reforçadas com macrofibras e substituem as telas de aço em praticamente todos os pontos das vias (com exceção das quinas e de alguns trechos específicos). A adição das macrofibras facilitou o trabalho, reduziu
desperdícios e agilizou a execução.

Segundo Tartuce, essa é uma alternativa bastante interessante e que diminui tanto as tensões quanto o efeito de empenamento.


Aplicação
O concreto usado na execução do pavimento é usinado e chega ao canteiro em um caminhão betoneira. Após ser descarregado, são realizadas as etapas de vibração, nivelamento e alisamento. Por fim, acontece a texturização e a aplicação de cura química. Além disso, após algumas horas, são realizados os cortes para a criação das juntas de dilatação.

“O processo é bastante prático e dinâmico. Assim que executamos a base, já vamos liberando o serviço para a execução — diferentemente do pavimento de asfalto, que precisamos primeiro fazer um grande volume antes da liberação”, ressalta Diego Apolonio de Sousa, engenheiro civil da Urba Loteamentos.

Benefícios para os moradores
Os moradores do Smart Urba Vila Profeta também serão beneficiados pelo pavimento urbano de concreto, solução que colabora com o conforto térmico, melhora a visibilidade e, sem dúvidas, proporciona um número muito menor de intervenções ao longo da sua vida útil (em função da durabilidade muito superior quando comparada à opção em asfalto).

O futuro do pavimento urbano de concreto
A expectativa é que, daqui para frente, sejam mais comuns loteamentos e outros tipos de empreendimentos que optam pelo pavimento urbano de concreto. “Penso que o PUC terá uma ascendência grande no Brasil por ser uma inovação não sazonal, ou seja, que não vai passar como outros exemplos que temos na construção”, comenta Fernando Mendes, coordenador regional de Operações da Urba Loteamentos, responsável pelo Smart Urba Vila Profeta, justificando sua opinião com características da solução, como a durabilidade e o fato de existirem diversos cases internacionais que demonstram a eficiência e o sucesso do sistema.

“Acredito em uma expansão bem grande nos próximos cinco anos. Será uma alternativa a ser estudada por outros projetos e pelo poder público”, conclui.

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato