Whatsapp
Whatsapp
PUC x corredores de ônibus

Pavimento de concreto x corredor de ônibus: por que usar?

Compartilhe

Alternativa mais durável e econômica do que o asfalto, o pavimento de concreto tem contribuído para a modernização dos corredores de ônibus nas grandes cidades.

Os corredores de ônibus são fundamentais para o bom funcionamento da engenharia de tráfego nas grandes cidades. Porém, se essas faixas exclusivas não estiverem em condições de uso, serão um grande entrave, em vez de se apresentarem como uma solução para o descongestionamento do trânsito.

Quando se fala em problemas com os corredores de ônibus, a discussão abrange, sobretudo, o pavimento de asfalto, que tende a se desgastar mais rápido com o passar do tempo em razão do peso dos veículos, das viagens repetitivas e das ações de frenagem e aceleração. Outros motivos são curvas acentuadas, subidas íngremes e altas temperaturas, além de outras intempéries.

A boa notícia é que existe uma alternativa de melhor desempenho e custo mais competitivo do que o asfalto — que, inclusive, já é empregada com sucesso em grandes sistemas de transporte coletivo no Brasil. Trata-se do pavimento de concreto.

Vantagens do pavimento de concreto em corredores de ônibus

Ainda que o pavimento de concreto fique sujeito ao tráfego intenso dos corredores de ônibus, seu tempo de vida útil é quase três vezes maior quando comparado ao pavimento asfáltico e, por consequência, demanda menos manutenção — fatores essenciais, considerando que a operação dos corredores de ônibus não pode ficar interrompida por muito tempo.

Atrelado a isso, o uso do pavimento de concreto elimina intervenções conhecidas como “tapa buraco”, muitas vezes ineficazes e bastante prejudiciais para as vias no curto prazo.

Também é um pavimento mais seguro para os motoristas e os passageiros de ônibus, visto que contribui para que as distâncias de frenagem sejam reduzidas, evita situações de aquaplanagem e melhora a visualização da pista por reflexão, pois possui cor mais clara.

Ainda vale ressaltar que seu custo de aplicação pode vir a ser mais barato do que o asfalto em determinadas situações, já que exige menores espessuras nas camadas de base e sub-base.

Em quais corredores de ônibus o pavimento urbano de concreto está presente?

Com o avanço da tecnologia, que modernizou a forma de execução da pavimentação, aliado à disseminação dos benefícios técnicos proporcionados pelo pavimento de concreto, os principais corredores de ônibus passaram a utilizar a solução, como nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Na capital paulista, existe um movimento crescente na troca do pavimento de asfalto pelo de concreto em vários pontos de ônibus – incluindo passeios, guias e sarjetas. Mas também é possível citar um exemplo antigo: o pavimento de concreto está implantado desde 1980 no corredor da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Mateus-Jabaquara.

Já em Brasília, vale mencionar o Plano Diretor de Transportes Urbanos, que estimula, desde 2011, a criação de espaços exclusivos para os coletivos em todas as regiões da cidade, como a W3 Sul, as pistas do túnel de Taguatinga e a avenida Hélio Prates.

Crédito Imagem: Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato