Rodovia com pavimento de concreto.

Concreto x asfalto: conheça as diferenças entre os sistemas de pavimentação

Compartilhe

Durabilidade, custos com manutenção e segurança dos usuários são alguns aspectos que diferenciam os pavimentos de concreto e os asfálticos. Entenda.

Há duas tecnologias construtivas consagradas quando o tema é pavimentação de estradas e de vias urbanas: o sistema composto por concreto de cimento Portland e o elaborado a partir de revestimento asfáltico. Além da matéria-prima que utilizam, essas soluções diferem bastante entre si com relação à durabilidade e à manutenção. Elas também apresentam desempenhos distintos em quesitos como segurança no tráfego, sustentabilidade e custo.

Vida útil prolongada e manutenção simplificada
Os pavimentos asfálticos são constituídos por revestimento — composto por uma mistura de agregados e ligantes betuminosos — depositado sobre camadas de base, sub-base e reforço do subleito. Sob carregamento, esse sistema sofre deformação elástica em todas as suas camadas.

Já os pavimentos de concreto consistem em placas de concreto de cimento Portland que podem ser armadas ou não, assentadas sobre uma camada de sub-base, que pode ser de brita graduada simples (BGS), bica corrida, concreto compactado com rolo (CCR), brita graduada tratada com cimento (BGTC), dentre outros, e que, por sua vez, está sobre o subleito. Reconhecida por sua elevada rigidez, a solução pode ser dimensionada para atender a vida útil superior a vinte anos, enquanto o asfalto é normalmente projetado visando a 6, 8 ou 10 anos de durabilidade.

“Há pavimentos de concreto construídos há mais de 50 anos que continuam em operação sem manutenção. O pavimento asfáltico, em contrapartida, dificilmente fica mais de cinco anos sem passar por alguma intervenção”, compara o engenheiro Alex Maschio, gerente Regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Maior durabilidade significa economia de recursos ao longo dos anos e menos incômodos à população. Enquanto a manutenção do pavimento asfáltico costuma envolver operações de tapa-buraco e atividades de recapeamento, a pavimentação de concreto exige apenas manutenções pontuais para corrigir eventuais falhas construtivas.

Sustentabilidade e benefícios ao usuário
A longa vida útil do pavimento de concreto também proporciona ganhos ambientais, uma vez que reduz a extração de matéria-prima, bem como as emissões de CO₂ para a produção de um novo material.

Mas isso não é tudo. O pavimento de concreto reflete mais luz solar e, consequentemente, retém menos calor, contribuindo para o resfriamento das cidades. A tonalidade do pavimento promove, ainda, melhor visibilidade, enquanto a maior aderência superficial favorece a frenagem dos veículos. Tudo isso resulta em mais segurança e conforto para os usuários.

Segundo um estudo do MIT Concrete Sustainability Hub (Centro de Sustentabilidade do Concreto do Massachusetts Institute of Technology), um pavimento de concreto bem executado permite reduzir de 10% a 20% o consumo de combustível a cada quilômetro percorrido. Essa economia é proveniente da característica de não deformação do pavimento de concreto, o que mitiga a existência de ondulações e deformações das pistas comumente observadas no asfalto.

Há de se destacar, também, a reciclabilidade do concreto, uma vez que, ao fim de sua vida útil, as placas de concreto podem ser transformadas em um novo material.

Comparativo financeiro
Na comparação com a solução asfáltica, os pavimentos de concreto sempre tiveram custo competitivo desde que feita uma análise de longo prazo, considerando não somente o investimento para construção, mas também os gastos com manutenção.

Mas, desde 2014, essa situação está mudando em função da forte elevação do preço do cimento asfáltico de petróleo (CAP). “Hoje, o pavimento de concreto é economicamente viável em praticamente todas as aplicações, tanto para tráfego pesado, como em rodovias e em áreas industriais, quanto em vias residenciais de tráfego leve e em locais de tráfego canalizado, como corredores de ônibus”, informa o gerente da ABCP.

Por esse motivo, tem-se tornado cada vez mais indispensável o estudo de viabilidade financeira considerando as duas soluções, permitindo uma escolha baseada nas condições atuais de preço do segmento de pavimentação, além, é claro, de considerar os benefícios proporcionados por cada uma delas.

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato