#pavimentodeconcreto

Saiba como evitar manifestações patológicas em pavimentos de concreto

Compartilhe

Fissuras e esborcinamento de juntas podem acometer pavimentos de concreto urbanos ou rodoviários. Mas os dois são facilmente evitáveis. Entenda.

Os pavimentos de concreto são conhecidos como uma solução de engenharia que combina alta resistência e durabilidade, além de vida útil prolongada e baixo custo de manutenção, em comparação aos pavimentos asfálticos. Ainda assim, mesmo que de forma muito menos frequente, eles estão sujeitos a manifestações patológicas que podem comprometer sua performance.

No entanto, tais ocorrências podem ser evitadas com boas práticas de projeto e de execução. O primeiro cuidado deve ser garantir o dimensionamento adequado, considerando as cargas e o tráfego ao qual o pavimento será submetido. Problemas de desempenho podem ocorrer diante de erros no cálculo da espessura das camadas do pavimento, bem como na definição da geometria das placas.

Vamos verificar a seguir algumas das manifestações patológicas que podem acontecer no pavimento de concreto e como podemos facilmente evitá-las.

Fissuras por retração plástica
O aparecimento de fissuras é uma das manifestações indesejáveis nos pavimentos. Da mesma forma que ocorre em outros elementos produzidos com concreto, a exemplo de lajes e calçadas, as fissuras nos pavimentos podem surgir devido a dois fenômenos.

Um deles é a retração plástica, que se manifesta por fissuras superficiais de pequena abertura e comprimento limitado. Esse tipo de problema é fruto da perda de água do concreto em estado fresco, ou seja, pela evaporação rápida induzida pela exposição a condições climáticas adversas, como ventos excessivos, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. A solução para evitar a retração plástica é controlar a taxa de evaporação de água por meio de um processo de cura eficiente, que pode ser tanto a cura úmida, quanto a química.

Fissuras estruturais
Outro tipo de fissura que pode acometer os pavimentos decorre da movimentação natural do concreto diante das cargas aplicadas, especialmente em placas de grandes dimensões. Essas movimentações que provocam as fissuras estruturais podem ser provenientes de fenômenos de dilatação e até mesmo do empenamento. Para evitar essa manifestação, a estratégia é executar juntas serradas, conforme previsto em projeto.

As juntas permitem a livre movimentação das placas, evitando que as tensões provocadas pelo processo de retração e dilatação, ou mesmo as cargas atuantes na estrutura, gerem fissurações indesejadas ao longo das placas. Juntas com corte atrasado ou com pouca profundidade, além da falta de reforços em pontos específicos, também são indutores de fissuras.

Esborcinamento das juntas
Além das fissuras, outro problema que pode comprometer o pavimento de concreto é o esborcinamento das juntas, que se caracteriza pela quebra das bordas da placa próximo às uniões. Esse tipo de ocorrência não chega a atingir toda a espessura da placa e pode estar associada à qualidade do concreto utilizado e ao desgaste do material com o passar dos anos.

Outras manifestações patológicas
Falhas na selagem de juntas e quebras localizadas também podem ocorrer por erros de execução. Mas assim como os demais problemas, elas são evitáveis.

Para tanto, um cuidado elementar é dispor de uma equipe capacitada para a execução do pavimento. Também é importante que a obra possua um planejamento adequado, afinado com os fornecedores de material para que se tenha produtos que atendam as especificações de projeto.

Intervenção rápida e eficiente
O pavimento de concreto, em função de sua durabilidade, é uma solução que possui um índice muito baixo de manutenções ao longo de sua vida útil. No entanto, é importante ressaltar que, caso haja o surgimento de manifestações patológicas, estas podem ser corrigidas de forma eficaz e pontual, substituindo, por exemplo, apenas as placas danificadas, gerando menor gasto com manutenções corretivas ao longo de sua vida útil e reduzindo o impacto para os usuários que utilizam as vias diariamente.

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato