Pavimento Urbano de Concreto (PUC)

Uso do pavimento urbano de concreto avança no Brasil

Compartilhe

Aplicação do PUC tem crescido em obras de loteamentos, empreendimentos residenciais, comerciais e pátios logísticos. Preço competitivo e durabilidade são algumas razões.

O pavimento urbano de concreto (PUC) é uma solução em franca expansão no Brasil. O seu uso cada vez mais frequente, sobretudo em loteamentos urbanos, já é considerado por especialistas como uma possibilidade real de quebrar o paradigma com relação ao emprego do asfalto. Esse discurso é endossado pelo engenheiro Eduardo Tartuce, da Mix Design – Tartuce Engenheiros Associados.

“Quem conhece o PUC dificilmente vai querer morar em um local que não seja executado com essa solução. Hoje, inclusive, até existe um bom número de obras com pavimento intertravado em detrimento ao asfalto, porém, não garante o mesmo aspecto do concreto”, afirma.

O profissional ressalta que, no exterior, o material é utilizado com bastante êxito em condomínios e, até mesmo, em algumas áreas residenciais mais específicas. Assim como em espaços logísticos que possuem galpões. Mas pondera que, embora seu emprego esteja em crescimento no Brasil, o volume de obras com essa tecnologia passa longe da realidade lá de fora.

“É um momento embrionário. O PUC chama a atenção, justamente, pelas suas vantagens: alta durabilidade, melhor acabamento e preço competitivo – pois, hoje, o asfalto está mais encarecido do que o concreto”, destaca.

Obras com pavimento de concreto no âmbito urbano

No Brasil existem alguns exemplos clássicos de obras de loteamento com o material. Entre elas, a do Smart Urba Vila Profeta, um bairro planejado totalmente aberto, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

O pavimento foi aplicado nos acessos do loteamento (placas de 12 cm de espessura e 12 toneladas/eixo de capacidade de carga) e em vias secundárias (placas de 10 cm de espessura e 3 toneladas/eixo de capacidade de carga).

“Um dos ganhos obtidos nessa obra, sem dúvida, foi a economia financeira de 10% com o uso do PUC. Sem contar o efeito estético e a durabilidade do material. Além disso, o pavimento resistiu a todos os tipos de ensaios, como os de solo, drenagem e carga”, diz o engenheiro.

Tartuce ainda cita outras obras que tiveram sucesso com o emprego do concreto, como a de um condomínio inserido em Alphaville, em São Paulo, e a de áreas logísticas na capital e no Paraná, além de muitos outros loteamentos de alto padrão localizados no sul do país –, que é uma região considerada precursora no uso deste tipo de pavimento.

O futuro do PUC

Na visão do engenheiro, o futuro do PUC no país é bastante promissor. Ele cita que os condomínios residenciais que demandam o uso dessa tecnologia estão surgindo cada vez mais em várias regiões.

“Recebemos de 5 a 10 orçamentos por mês para obras em áreas residenciais com PUC. Em galpões, um pouco menos. Estamos em uma fase crescente, mas ainda não chegamos no pico. Teremos um período de amadurecimento que deve exigir uns 2 anos para que o pavimento urbano de concreto esteja consolidado”, conclui.

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato