Retrospectiva #DiaDeObra 2023

Retrospectiva #DiaDeObra

Compartilhe

O pavimento de concreto é uma solução de engenharia viável, econômica e duradoura. Ao longo dos últimos anos, é cada vez mais utilizado em diversos tipos de obra, desde grandes rodovias até loteamentos urbanos.

A aplicação do pavimento de concreto tem acontecido em todo o país e, para garantir que pessoas interessadas nessa solução de pavimentação tenham acesso a várias dessas obras, a página do Pavimento de Concreto no LinkedIn divulga periodicamente fotos e curiosidades sobre essas aplicações, abordando suas principais características, o tipo de pavimento selecionado, as dimensões da construção e as motivações para a escolha da pavimentação em concreto.

Confira a seguir alguns dos projetos de maior destaque publicados na série #DiadeObra em 2023 e siga a página para ficar por dentro de todas as novidades sobre pavimentação.

BR-163 Mato Grosso

Primeiro projeto apresentado no #DiaDeObra, a BR-163, em Mato Grosso, recebeu mais de 130 km de pavimentação em concreto, utilizando equipamentos de última geração, com sistemas automatizados e tecnologia avançada. Uma solução para garantir o desempenho e a durabilidade de um dos corredores logísticos mais importantes e intensos do país.

Smart Urba Vila Profeta

Projeto da Urba Loteamentos que construiu mais de 5,9 km de vias em Campinas (SP) utilizando pavimento urbano de concreto (PUC). A escolha foi baseada em critérios como viabilidade financeira, durabilidade do produto e sustentabilidade.


Vias Urbanas – Colombo (PR)

Utilizando Whitetopping, a obra de pavimentação realizada na cidade de Colombo (PR) utilizou concreto com a especificação de 4,5 MPa de tração na flexão, sendo aplicado diretamente sobre o pavimento asfáltico deteriorado.  A técnica Whitetopping consiste em uma metodologia de reabilitação rápida e que pode evitar serviços de reparação prévia do pavimento asfáltico existente no local, trazendo maior praticidade para a pavimentação.


PRC-280

Uma das primeiras obras no Brasil a adotar a técnica Whitetopping para restauração de pista simples em asfalto com uma camada de concreto. O projeto também é a primeira construção do país licitada no sistema Building Information Modeling (BIM), com uso de pavimentadoras e fresadoras 3D.


BRT Cuiabá

Projeto de pavimentação para a via do Bus Rapid Transit (BRT) no Mato Grosso que está sendo executado com concreto de 35 MPa de resistência à compressão e fctm,k de 4,5 MPa. O pavimento rígido foi escolhido como alternativa devido à resistência, à alta durabilidade do material e ao custo competitivo. Além das vantagens na etapa de implantação, há outro benefício que gera economia para quem trafega na via: estudos apontam que veículos pesados podem economizar até 20% de combustível por trafegar em vias de concreto.


Dexco

Projeto da empresa Dexco que utiliza o PUC como solução para pavimentação de uma fábrica de alta tecnologia para produção de revestimentos cerâmicos em Botucatu (SP). Assim como em vias urbanas, condomínios e loteamentos, o pavimento de concreto apresenta vários benefícios na execução de pátios industriais.
 

Descubra todos os projetos do #DiaDeObra aqui.

Quer entender mais sobre os benefícios do pavimento de concreto? Confira na matéria xxxx.

Aproveite e fique por dentro do universo de Pavimento de Concreto em nossa página no Linkedin

Home

Artigo

Vantagens

Sobre

Contato